sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

AS CARACTERÍSTICAS DE UM VERDADEIRO CRISTÃO - Por: Presb. Marcelo Gomes

 


   Muito se fala sobre as características de um cristão autêntico, e até aqueles que não são cristãos, têm uma relação de coisas que eles consideram imprescindíveis na conduta de um seguidor de Cristo.

    Esse conjunto de atitudes que caracterizam um servo genuíno de Jesus, o distingue como individuo em um mundo que quase sempre rejeita esses preceitos, mas em compensação cobra deste que os apresente em todas as suas ações cotidianas, sob o preço de ouvir a celebre pergunta: “Mas você não é crente? ”
Por mais que isso seja muitas vezes injusto, é de fato algo que deve sempre estar em nossas mentes, pois carregamos o nome de Cristo em nós, ainda mais porque Biblicamente e originalmente, o significado da palavra cristão no grego é "Pequenos Cristos" - dando o sentido de que o cristão deve ser uma cópia submissa de Cristo e essa é a imagem que se espera ser vista em nós mesmos.

    Em contrapartida, vemos também, que “as características de um verdadeiro cristão” são associadas apenas a usos e costumes, sobretudo em algumas igrejas que são bastante rígidas em questões de vestuário, beleza e relacionamento com a cultura, e em lugares com esse pensamento, busca-se também a distinção pela “superespiritualização”, e (para eles) sem esse atributo, você não é um crente verdadeiro.
Todavia, ser um servo de Cristo, piedoso e fiel é muito mais do que um “faço ou não faço” ou um “posso ou não posso” (reduzindo o Evangelho a um compêndio de regras vazias), ser um cristão é sobretudo ser um IMITADOR DE CRISTO!

    É em Cristo e em Seu exemplo que devemos nos espelhar, em todas as nossas relações, em tudo que falamos e em todo nosso agir, como bem nos diz o texto de 1 Coríntios 11:1 “sede meus imitadores, como também eu de Cristo”, e como imitar a Cristo? A Bíblia nos mostra que a vida do Senhor Jesus e seu Ministério terreno é uma fonte inesgotável de exemplos de conduta e vida Santa, mas nesse momento queremos chamar a atenção para três traços de Cristo, que notabilizam seus seguidores: Oração – É inadmissível a ideia de um cristão que não ora, pois a oração é fruto de um intimo relacionamento com Deus, e não termos o hábito de “conversar” com o Senhor deixa muito claro que não temos intimidade e nem mesmo relacionamento com Ele.

    O Senhor Jesus orou em diversos momentos e situações de sua vida, Ele orou pelos seus discípulos (João 17), Ele orou antes de escolher os apóstolos (Lucas 6:12-16), Ele orou antes de sua crucificação (Mateus 26:36-46), Ele ensinou a orar, mostrando e importância desse ato (Lucas 11:2-4), porém algo muito emblemático foi o fato de que mesmo na cruz do calvário o Senhor não cessou de orar (Lucas 23:34).

     Apego e obediência a Palavra de Deus – Se Orar é importante para levarmos até o Senhor as nossas petições, ler a Sua Palavra é ouvir a Sua Voz, é contemplar a Sua Vontade Santa e imaginar que um servo e seguidor de Cristo não tem tempo ou vontade de ler a Bíblia é um contrassenso, uma vez que o próprio Jesus por diversas vezes fez uso das Sagradas Escrituras.
Jesus ensinou através da Palavra (Lucas 4:16-3), Ele cita em diversos textos o Antigo Testamento (Cristo mencionou cerca 34 passagens), Ele ao ser tentado no deserto, refuta satanás através da Palavra (Mc 1.12-13; Lc 4.1-13).
    Quando pensamos em um crente que não ama a palavra de Deus, vem em nossa mente o texto de Oséias 4:6, “O meu povo perece por falta de Conhecimento”, pois a Bíblia é alimento, e sem os seus ensinamentos, não teremos como sobreviver.

    Testemunho de uma vida transformada - Tenho certeza que você já ouviu a expressão “andando nos passos de Jesus”, e isso não apenas dizer que segue-O, mas verdadeiramente viver conforme o próprio exemplo do nosso Senhor, e isso parece ser cada vez mais difícil para alguns hoje, pois tendo em vista tantos atrativos que a vida moderna oferece, que não se entregar a este estilo de vida seria “impossível”. Isto está completamente equivocado!
    Imagine o próprio Cristo vivendo em meio a nossa sociedade, você não acha que ele seria diferente do que foi no tempo em que Ele viveu, certo? Tenha certeza que Ele NÃO seria absolutamente diferente em nada do que foi, pois ele é IMUTÁVEL em Seus preceitos (Mateus 24.35).
- Jesus era obediente aos pais, temos que olhar para o Seu exemplo para sermos bons filhos.
- Jesus era fiel em seu propósito, Ele é o nosso exemplo de perseverança, de confiança em Deus e de força de vontade.
- Jesus Não murmurou, Ele é o nosso exemplo de humildade, de confiança na vontade do pai, e de obediência sem reclamar de tudo.
- JESUS NÃO PECOU! (1 Pedro 2:22), Ele é nosso exemplo no cultivo de uma vida santa, pois vendo o modelo de perfeita Santidade de Cristo, temos uma bussola para nos conduzir a uma vida que testemunhe a verdadeira transformação promovida pelo Espirito Santo em nossas vidas.
Poderíamos elencar mais algumas características de um verdadeiro Cristão, contudo, percebemos que temos nesses aqui apresentados evidencias que a boa obra já foi iniciada em nossas vidas e que pode intermédio da Vontade daquele que nos chamou, geramos os frutos citados em Gálatas 5:22-25, glorificando a Deus e o apresentando para o mundo através de nossas vidas.

SOLI DEO GLORIA





Sem comentários: