John Chapman (Johnny Appleseed)
Enquanto trabalhava naquele engenho, John Chapman foi possuído por uma idéia e uma visão e sua influência no futuro da nação seria tão grande como ele jamais poderia ter imaginado.
Um subproduto óbvio do trabalho no engenho eram as sementes - pilhas e pilhas de sementes de maçã que sobravam do processo de espremer as frutas. Elas formavam montes que pareciam inúteis a quase todos. Mas um homem percebeu a sua utilidade, e essas sementes tornaram-se o centro da visão que fascinou John Chapman.
Certo dia, depois de muito planejamento, Chapman encheu grandes sacos com as sementes, demitiu-se do emprego e preparou-se para seguir rumo ao oeste. Enquanto viajava, foi plantando macieiras ao longo do caminho.
O propósito do jovem era claro. Da mesma forma que milhares de pretensos colonizadores, ele ficara fascinado pela visão de uma nação jovem expandindo-se para oeste. Mas John Chapman tinha uma noção diferente do desafio que o oeste oferecia. Ele sabia que, no momento em que grandes multidões começassem a chegar para se estabelecerem ali e criarem suas famílias, haveria pouca coisa com que sustentá-las durante a viagem e assegurar-lhes a chegada aos locais onde iam fixar-se. Desse modo, ao longo das trilhas e nos pontos em que fazendas futuras poderiam desenvolver-se, esse visionário plantou sementes ao acaso e em pomares. Fez isso na expectativa de que, quando os pioneiros chegassem, houvesse frutos disponíveis esperando por eles.
Alguns, que não acreditam na história, dizem que o homem era insano. O mundo provavelmente sempre verá os que se entregam a uma visão - que plantam para o futuro - como alienados. Não obstante as avaliações negativas, os mais lúcidos dizem que ele foi uma personalidade-chave na história inicial dos Estados Unidos, como Daniel Boone ou Kit Carson; um dentre os que pavimentaram o caminho para a grande nação do norte.
Um monumento foi levantado a Chapman no coração da América. Colocado num pequeno parque em Indiana, é possível visitar o local onde ele foi sepultado - um tributo prestado à vida e à contribuição de um grande semeador. Quando você procurar por ele, vai encontrá-lo sob outro nome, afetuoso, que lhe foi dado há quase dois séculos pelos colonos cujas vidas foram facilitadas em virtude de sua visão: Johnny Appleseed (Johnny Semente de Maçã / Joãozinho Semente de Maçã).
Rev. Elvino Rodrigues da Silva
____________________________________________________________________________
A "loucura" de alguns homens de Deus ainda hoje dão os mais preciosos frutos para uma sociedade que precisa de alimento genuíno e que nutre a alma.
Lendo sobre homens assim, sinto mais força de continuar plantado a semente da vida nos corações na certeza que Deus confirmará a obra de nossas mãos.
Marcelo Gomes
Sem comentários:
Enviar um comentário